sábado, 11 de setembro de 2010

NY, day 2 - Empire State e Quinta Avenida

No sábado de manhã o despertador tocou às sete e eu, apesar de ter dormido pouco, levantei lépida e faceira pra ir pra Manhattan tocar o terror. O dia amanheceu espetacularmente lindo, felizmente: pouco vento, céu azul e temperatura amena, nem sinal do furacão. Antes de sair pra encontrar o baiano no apê do Paco, tive que tirar registrar a vista da janela do meu quarto:

Lá no fundo, nosso primeiro destino do dia

Chegando no Paco, encontrei a mesa posta pra gente tomar café. Fiquei meio assim porque a Estela tinha me convidado pra tomar café lá, e eu agradeci e falei que a gente ia tomar café na rua. Mas como eu tinha combinado com ela de tomarmos café juntas no domingo pra gente se conhecer melhor e tal, fiquei me sentindo menos culpada. Comemos bagels com manteiga e café feito com pó brasileiro - o Paco foi muito mais esperto que eu e trouxe mil sacos de café do Brasil. Saímos por volta das nove e pra nossa surpresa tava quase frio na rua. Deu pra tremer as pernas de bermuda e regata, mas nada grave.

Bom, pegamos o metrô e fomos direto pro Empire State, que fica na 34 com a 5ª. O Empire State era o prédio mais alto de NY até construírem as torres gêmeas. Agora que elas não existem mais, o Empire voltou a ser o prédio mais alto. E é absolutamente lindo também. Olhem só:

Aqui eu tava no cruzamento da 34 com a Broadway e a Av. das Américas

Aqui eu tentando caber na mesma foto que o prédio. Complexo...

Chegando mais perto...

... e mais perto! Quase deitei no chão pra tirar essa foto :D

Finalmente dentro!

Bom, uma vez dentro do prédio funciona assim: a gente sobe até o 2º andar e entra numa fila pra comprar os ingressos. Depois entra em outra fila pra passar no detector de metais. Depois em outra fila pra bater uma foto que eles fazem uma montagem e colocam o Empire State atrás (e querem te vender por 20 dólares na saída). Depois em outra fila pra pegar um elevador que te leva até o 80º andar em 15 segundos. Chegando lá tem duas opções: pegar outra fila pro elevador até o 86º, que é onde tem o observatório, ou subir a escada. A gente subiu a escada.

Mais esclarecimentos e curiosidades sobre o Empire State: o ingresso custa 20 dólares pra subir até o observatório do 86º andar, que é aberto. Se quiser subir até o observatório do 102º andar (o andar mais alto do prédio) é mais 15. A gente não subiu porque ainda não aprendemos a cagar dólares, mas dizem que é ainda mais espetacular, apesar de ser fechado. O prédio tem um total de 124 andares até o mastro, e são 1860 degraus do térreo até o 102º. Parece que tem uma competição anual pra ver quem sobe todos os degraus mais rápido. Alguém se habilita? Ah, e quem viu Sintonia de Amor deve lembrar que boa parte do filme gira em torno desse prédio. Eu revi esse filme recentemente e lembro de pensar que era ridículo eles se encontrarem no topo do prédio tarde da noite, mas a-há!, o prédio fica aberto pra visitação 365 dias por ano, das 8 da manhã às 2 da manhã. O último elevador sobe a 1:15. Confesso que deu vontade de subir de noite, mas como eu disse, ainda não aprendemos a cagar dólares.

Bom, mas chega de blablablá que eu já tou parecendo o Ted. O negócio é que lá de cima dá pra ver tudo, dá pra ver outros estados inclusive (imagina subir num prédio em Porto Alegre e enxergar Santa Catarina!). Aí vão algumas das milhares de fotos que eu bati:

Sul: Manhattan Bridge e Brooklyn Bridge. E o Brooklyn do outro lado do rio.

close no Chrysler Building (o pontudinho)

Prédio da Chrysler mais de longe, East Side e o East River

A Estátua da Liberdade

Esse mato aí no fundo é o Central Park

Fraco o terracinho... rs

Tanto vento lá em cima...

... que eu precisei do casaco!

Bom, tem muito mais fotos, mas é impossível colocar tudo aqui. Só um último registro de quando estávamos já quase indo pegar o elevador pra descer:

Tem espelho? Então tem que ter foto!

Saindo do prédio decidimos pegar a 5ª avenida e subir em direção ao Central Park. Estávamos na 34 e o Central Park começa na 59, então parecia uma caminhada razoável. O problema, meu povo, é que a 5ª avenida é a 5ª avenida: além de todas as lojas podres de chiques (que pra ser sincera a gente nem olhou), a cada esquina tem alguma coisa super tipicamente nova-iorquina que a gente precisa ver. Não acreditam? Acompanhem!

Eu na 5ª avenida

Biblioteca pública, cenário de "O dia depois de amanhã". Em reformas, que droga, o prédio é lindo e nem dá pra ver!

A 42. Olhamos em direção ao leste (direita na foto) e pá! Chrysler Building. Vamos lá ver!

Aí dois passos antes dele pá! A estação central! (Pra quem assistiu Madagascar, é onde a velhinha enche o leão de porrada)

Tá, a gente vai ter que entrar...

Igualzinho à Sé... rs

Mas idêntico!

Bom, aqui já estávamos verdes de fome. Vimos uma padaria bonitinha lá dentro e resolvemos almoçar uma foccaccia e um cup cake.

Finalmente comi um cup cake

E tava bom!

Saindo da estação voltamos pra 5ª avenida e aí começamos a ouvir uma batucada muito reconhecível. Brasileiros? Não, não pode... Mas é, pensando bem, tinha brasileiro pra tudo quanto era lado em NY. E eis que quatro quadras mais adiante a gente topa com isso:

Fujam! É uma invasão!

Tua conhecida, baiano?

Bah, só nós dois não tínhamos atinado que nessa noite era o show da Ivete e no dia seguinte o tal do Brazilian Day. Por isso a cidade tava minada de brasileiros! Nada contra, na verdade, mas bah, tu vai pra NY pra encontrar brasileiros? Eu quero encontrar nova-iorquinos, pô! Combinamos de passar longe do Brazilian Day e seguimos em frente:

Rockefeller Center

Na frente do Rockefeller. Prestem atenção à direita da foto...

... porque tem uma loja de Lego cheia de esculturas de Lego na vitrine!

Na frente é tudo rodeado por bandeiras de países. É lindo e junta uma galera!

Logo na frente tem a St. Patrick's Church, que não coube em nenhuma foto

A porta da igreja, linda!

E olha só lá dentro!

Trump Tower! Sim, tem uma árvore encravada no prédio!

Tem mesmo!

"Ei, seu Donald Trump, joga um saco de dinheiro aí!"

A Trump Tower é quase no Central Park. Entre ela e a igreja é só loja de grife. E na frente da Trump Tower fica a Playboy Entreprises hehehe. Mas a cereja do bolo fica na frente do Central Park. Melhor do que qualquer loja de grife - e nessa a gente entrou:

Nave-mãe?, digo, Apple Store?

Tá, vou encerrar esse post por aqui. Gente, tá difícil contar tudo, é muita coisa e eu tou sem tempo! Mas prometo que logo acaba, tá? No próximo post tem Central Park, ameaça terrorista, Metropolitan Museum of Art e Times Square! Quem viver, verá!

2 comentários:

Lara Frutos disse...

Leozinha, finalmente me atualizei de tudo e li teu blog inteiro... Saudades de vc. Agora, convenhamos, tu tem um talento pra coisa, viu... Eu mal consigo manter um. rs
beijos

Tigre disse...

"Esse mato aí no fundo é o Central Park"

Adorei o comentário: me fez me sentir em NY! rs