sábado, 5 de fevereiro de 2011

A primeira noite

Pois bem. Eu cheguei no apartamento, o Marko foi embora e eu imediatamente tentei entrar na internet pra avisar as pessoas que eu tinha chegado e estava viva. Liguei o computador, ativei a internet sem fio e... nada. Ou melhor, mil redes sem fio, todas com senha. Olhei pro lado da mesa de trabalho do apartamento e vi um cabinho dando sopa. Evidentemente, o cabinho não funfa no meu MacBook Air 11" super mega master blaster moderno que não tem entrada pra cabo de rede. Ok. Respira, esse é um país de primeiro mundo, uma dessas redes sem fio aqui deve ser a oficial do edifício, é só ir lá perguntar.

Saí pra ir no supermercado (seguindo as direções do Marko, que já morou aqui), que fica bem pertinho daqui - só duas quadras. Na frente do mercado tem uma loja de comida e uma pizzaria. Ali perto tem também um café e aqui quase na frente tem um bar. Bem legal.

O supermercado foi uma aventura! Gente, como é estranho ler os rótulos das coisas e não fazer idéia do que se trata! Eu andava pelo mercado rindo sozinha, meia hora na frente de cada prateleira tentando calmamente decifrar o que eram os produtos. Comecei pelo pão. Tinha umas mil opções. Peguei um pão fatiado que parecia normal (e é; não é uma delícia, mas é bem normalzinho). Aí fui pros embutidos. Pior ainda! Um monte de nomes compridos e indecifráveis. Peguei uma coisa que parecia presunto e cujo nome ('schouderham') indicava presunto. Claro, podia ser presunto de elefante (vai saber o que é 'schouder'), mas vamos lá. O queijo foi um pouco mais fácil, deu pra entender que era queijo gouda e que tinha jovem, médio e velho. Peguei um jovem pra experimentar.

Depois fui pro leite. Não foi difícil entender qual leite era o integral. Ok. Carnes. Muitos nomes estranhos, mas a boa notícia é que carne de gado não custa os olhos da cara. Pelo menos um guisado e uns hamburgueres deu pra comprar. Peguei também um pacote de couve-flor, cebola, alho e tomate holandês (que aqui, vejam só, é 'tomaten'). Peguei também manteiga, uma massa prodotto italiano, filtro de café, uma garrafa de água mineral, papel higiênico folha dupla (tinha folha simples, dupla e tripla, demorou meia hora mas eu consegui decifrar os rótulos). Peguei também páprica picante, herbes de provence e um chá de limão

Achei que era o suficiente pra carregar pra casa e fui pro caixa. Aqui é como na Itália, a gente paga pelas sacolas de mercado e é a gente mesmo que empacota. Antes de vir pra casa passei no escritório do SSH (meus alugadores) pra ver da internet e não, é só cabo mesmo. Ou seja: tinha que comprar um adaptador USB-ethernet. Ou seja: tinha que descobrir uma loja da Apple. Ou seja: sem internet na primeira noite. Mas consegui usar um computador deles pra mandar e-mails dizendo que estava viva e bem. Menos mal.

Cheguei em casa, guardei as compras, passei uma vassoura no chão, guardei as roupas, organizei toooodas as minhas coisas, depois lavei todos os utensílios de cozinha, esfreguei a pia e tava pronta cozinhar o guisado e fazer uma massa bem gostosa e depois um belo café quando reparei que não tinha comprado sal nem açúcar. Bem esperta! Acabei comendo um pão tostado na torradeira com presunto (era presunto defumado, ufa) e queijo e manteiga. Não foi um banquete, mas tava bom.

Durante todo o tempo em que eu tava fazendo essas coisas fiquei zapeando a tv. Tem vários canais aqui, alguns só têm programação local, outros passam seriados tipo Big Bang Theory, House e How I Met Your Mother. Tá bom, né. Mas os comerciais são, óbvio, todos em holandês, e aí eu fico feito uma idiota tentando repetir e ler o que está escrito pra ver se aprendo alguma coisa. Depois que eu comi meu sanduíche, resolvi aproveitar pra passar as roupas que tavam muito amassadas. Abri a mesa de passar, peguei o ferro e passei tudo assistindo um filme do Richard Gere em que ele é maníaco-depressivo. Era isso ou programa de auditório holandês ou filme do Steven Seagal ou filme do Van Damme. (Aliás, toda noite passa pelo menos um filme de pelo menos um deles em pelo menos um canal. Acho que eles são paixão nacional.)

Tá, passei todas as roupas, guardei tudo, aí fui fechar a mesa de passar. Quem disse que eu consegui? Mexi, virei, forcei prum lado, pro outro, virei de lado, de ponta-cabeça e nada da desgraçada fechar. Meia hora depois, desisti. Deixei ela virada de ponta-cabeça e fui fazer todas as minhas coisas de banheiro caberem na mísera prateleirinha que tem embaixo do espelho do banheiro. Missão quase impossível, mas com paciência consegui. Voltei pra sala/quarto e fui de novo mexer na mesa de passar. Lá pelas tantas pisei numa coisinha e ela pluft!, fechou sozinha. Quase morri de susto, mas pelo menos descobri o jeito de fechar.

Já tava tarde, eu tava cansada e o filme do Richard Gere tinha acabado, então fui tomar o banho dos justos pra depois capotar na cama. O chuveiro é bem tipicamente europeu, mas é bem bom. O único problema é que no banheiro não tem espaço pra pendurar ou largar as roupas e a toalha de banho, mas vou comprar uns ganchos com ventosas pra resolver esse problema. Tomei um banho bem quentinho e quando saí resolvi decifrar os aquecedores, porque o quarto tava gelado. Demorou um tempinho, mas achei o jeito e logo o quarto tava bem quentinho e aconchegante. 

Nisso já era meia-noite e resolvi fazer um chá e ver um pouco de tv deitada na cama. Fiz o chá que era pra ser de limão e descobri que era chá preto com limão. Além de não gostar de chá preto, a quantidade de cafeína ia me deixar mais acesa do que eu já estava, então acabei jogando tudo fora. Virei a caixinha do avesso e não achei nenhum lugar dizendo que era chá preto, só dizia "cítrico". Vou ter que revirar melhor as prateleiras do mercado na próxima vez! 


Assisti um episódio de Cheers! (bah, que saudade dessa série!) e depois o finalzinho de Mudança de Hábito 2. Depois fui mudando de canal e vocês não imaginam: descobri que de madrugada passa anúncios de prostitutas! Assim, aparece a "moça" em trajes menores, o número do telefone na tela e elas ficam falando. Como é em holandês não tenho certeza, mas acho que elas listam suas qualidades e o que fazem ou deixam de fazer com os clientes. Vai saber. Só sei que vi isso em mais de um canal e achei hilário! Qualquer hora dessas filmo com a câmera e posto aqui pra vocês verem. 

Eu, é claro, tava morta, mas quem disse que consegui dormir cedo? Duas da manhã (onze da noite no Brasil) e eu tava rolando na cama ainda. O dia seguinte, meu primeiro dia me aventurando no centro da cidade, eu conto no próximo post.

Um comentário:

Vida disse...

Apanhar de uma tábua de passar depois de ter vivido tanta coisa na Terra de Maria é sacanagem, né?

bjim