domingo, 19 de dezembro de 2010

Arlington Cemetery

Pois como eu ia dizendo uns posts atrás, depois da frustradíssima "visita" ao Pentágono lá fomos nós pro Arlington Cemetery. Fica a uma estação de metrô de distância do Pentágono, mas como tava um frio de rachar, achamos melhor pegar o metrô do que sair caminhando na beira do rio.

O Arlington Cemetery é um cemitério militar. Quem já assistiu algum filme relacionado a alguma guerra deve ter se deparado com pelo menos uma cena num cemitério cheio de lápides brancas, idênticas, enfileiradas. O Arlington também é assim. 

Mas estou me adiantando. A gente desce da estação do metrô praticamente dentro do cemitério. Lembram do Lincoln Memorial? Pois bem. O Arlington fica exatamente atrás do Lincoln Memorial, mas do outro lado do rio. 

chegando no cemitério
A primeira coisa que a gente faz quando chega no cemitério é ir ao centro de visitantes. Lá a gente pega mapinhas pra achar os pontos de interesse dentro do cemitério (que nem no cemitério da Consolação!), tem banheiro e gift shop. A gift shop é interessantíssima, tudo que vocês possam imaginar relacionado aos militares, marinha, aeronáutica, guerras e ao JFK, que tá enterrado lá. Tem até fac-símile da edição do jornal do dia em que ele morreu!

Aliás, falando na morta do JFK, vocês sabem que os nossos amigos americanos adoram uma teoria da conspiração, né? Pois então. Existem várias tentativas de relacionar o assassinato do JFK com o assassinato do Lincoln: "18 semelhanças entre as mortes de Lincoln e JFK", "Lincoln - JKF connection", "Lincoln e JFK: coincidência?" etc etc. Curiosamente, o túmulo do JFK fica no alto do cemitério, exatamente alinhado com o Lincoln Memorial. E o tiozinho que tava atendendo da gift shop só pode ser descendente do Lincoln, tamanha a semelhança. Quase pedi pra tirar uma foto com ele.


Enfim, pegamos nossos mapinhas do tesouro e saímos cemitério afora. 



Logo na entrada tem um memorial muito bonito:




Nossa primeira parada foi o túmulo dos Kennedy. Ele fica numa parte bem alta do cemitério e a vista é linda. 


mais pra cima, a Arlington House. já falo mais sobre ela

a vistinha mais ou menos da família Kennedy

tão vendo aquela fumacinha lá no fundo? aquela
construção é o Pentágono. foi a melhor foto que eu
consegui tirar...


Não tirei fotos do túmulo (achei meio desrespeitoso bater fotos), mas achei uma na internet pra mostrar pra vocês:




É bem simples: é uma pedra grande no chão, com uma pira no meio que fica sempre acesa. Lá estão enterrados, além do JFK, a Jackie Kennedy e dois filhos deles: uma menina que nasceu morta em 1956 (não tem nome na pedra, só diz "filha") e um menino, Patrick, que nasceu em agosto de 1963, três meses antes do assassinato no JFK, e viveu dois dias). Eu não sabia que eles tinham tido esses dois filhos, sempre achei que fossem só o John John (que não tá enterrado lá porque foi cremado depois do acidente aéreo) e a Caroline - a única sortuda sobrevivente dessa família. Também estão ali por perto o Ted e o Bob Kennedy, o que me fez pensar em como a sina dessa família foi triste. Credo. 


(Ah sim, dois comentários sobre o túmulo da Jackie. Na pedra diz "Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis". Comentário número 1: sempre achei muito estranho ela manter o sobrenome de viúva e tascar o do segundo marido por cima. Comentário número 2: por que ela foi enterrada com o JFK e não com o Onassis? Isso, mais o lance do sobrenome, me faz pensar que o Onassis realmente foi um marido-tapa-buraco. Coitado...)


Saindo dali fomos pra Arlington House, que fica na parte mais alta do terreno. Aí ficamos sabendo que a área do cemitério era uma propriedade privada que tinha a casa, uma plantação, casa de escravos e tudo o mais. Não visitamos a casa porque ainda não tava aberta (abria às 9:30 e a gente chegou na casa às 9 - viram como a gente madrugou?). Mas tem algumas fotos da casa e da vista impecavelmente linda pra vocês verem:



aquele negócio branco reto na frente é o Lincoln Memorial;
mais pro lado o obelisco, e bem no cantinho o Capitólio 





Andamos um monte pelo cemitério, mas tava tão frio que não deu muita coragem de tirar a mão do bolso pra bater foto. Mas as áreas mais antigas não têm lápides todas iguaizinhas não: tem lápides de todas as formas e tamanhos, inclusive alguns obeliscos. Aliás, eu bati algumas fotos nos túmulos dos soldados desconhecidos da guerra civil e etc, mas elas desapareceram da minha câmera. Não sei o que aconteceu. 


De todo modo, a coisa mais legal tá registrada e vem agora. Foi a última coisa que fomos olhar antes de ir embora: o novo anfiteatro (bati fotos do antigo, mas elas sumiram da câmera) e arredores.


anfiteatro

memorial aos mortos no ônibus espacial
Columbia...

... e no Challenger

mais uma do anfiteatro

dentro do anfiteatro, com vento...

... e sem vento

detalhe do teto
Pra quem não sabe ou não lembra, o Columbia foi o primeiro Space Shuttle da NASA. Fez a primeira missão em 1981 e depois disso mais 27, mas se desintegrou ao reingressar na Terra ao fim da missão de nº 28, em 1º de fevereiro de 2003, matando os sete tripulantes. O Challenger foi o segundo Space Shuttle da NASA. Ele foi lançado pela primeira vez em 1983 e completou 9 missões antes de se desintegrar 73 segundos depois de ser lançado em 28/01/1986, também matando os sete tripulantes. (Moral da história: todos os space shuttles vão de desintegrar em algum momento. É só uma questão de tempo.)


Depois de ver o anfiteatro por dentro, fomos dar a volta nele e descobrimos que o que vocês viram nas fotos aí em cima é a parte de trás. E descobrimos também que somos muito sortudos!


Explico: na frente do anfiteatro fica o túmulo aos soldados desconhecidos da segunda guerra. E junto ao túmulo fica sempre um guarda. E nós chegamos segundos antes da cerimônia de troca da guarda. Filmei quase tudo, mas peço perdão pelas tremidas e pela péssima qualidade geral do filme. Minha mão quase congelou pra que esse filme pudesse chegar até vocês.


o guarda que estava prestes a ser substituído




Achamos que tinha acabado e saímos. Daí olhamos pra trás e vimos que ainda tava rolando um monte de cerimônias, com direito a trombetas e tudo o mais. Mas não voltamos, afinal tava muito frio e precisávamos chegar na biblioteca pra estudar. Mas aí vão mais algumas imagens pra vocês.


a parte da frente do anfiteatro, com o túmulo e os guardas

passarinhos vermelhos, gordinhos, esquisitos e meio
mal-encarados

tá bom assim de frio pra vocês?

o anfiteatro mais de longe. deve ser lindo no verão.

James?

Nenhum comentário: