quarta-feira, 21 de julho de 2010

Orientação e biblioteca

Toda quarta-feira às dez da manhã o departamento de serviços internacionais recebe a galera que tá chegando na universidade com visto J-1 pra checar os documentos de imigração e seguro-saúde e pra explicar como as coisas funcionam por aqui. Então hoje lá fui eu, munida de toda a minha papelada. Acordei às 7:30, me arrumei, tomei café e fiquei esperando a hora de sair. Recusei polidamente a carona da Azadeh porque ela foi muito cedo pra universidade e eu não queria ficar lá boiando até as dez, nem levar o computador pra trabalhar.

No fim das contas não tinha nenhum shuttle com horário decente pra eu pegar e eu acabei indo a pé. Felizmente pela primeira vez desde que eu cheguei amanheceu nublado e menos calor, então foi uma caminhada agradável de 15 minutos e não uma jornada interminável sob um sol escaldante. Cheguei, entreguei minha papelada (que foi habilmente fotocopiada enquanto eu preenchia um formulário) e depois teve uma reunião de uma hora da qual 85% das informações eu já sabia ou já tinha feito ou não me diziam respeito. Mas mesmo assim foi interessante.

Dali fui no Stamp pegar um documento do banco provando que eu tenho conta lá, depois fui no correio gastar setenta dólares pra mandar uma papelada pra CAPES (papelada que eu aliás já mandei pelo sistema, mas tem que mandar pelo correio também). Aproveitei pra comer alguma coisa na praça de alimentação, mas como eu tava setenta dólares mais pobre achei por bem economizar e comi um hamburguer de frango do Chick Fil-a®. Dizem que é bem famoso, mas eu sinceramente não vi nada de especial, aliás, pra ser bem sincera não gostei muito, mas por 3 dólares tava bom demais. Me deram um milhão de guardanapos, aliás, essa é uma mania por aqui, não sei se o pessoal costuma se sujar muito pra comer, mas os guardanapos são enormes, mega-absorventes e nunca vêm em menos que 3. Bem diferente das lancherias brasileiras com aqueles guardanapos minúsculos e brilhantes que é impossível tirar da guardanapeira sem rasgar e que precisa uns cinqüenta pra limpar alguma coisa. Passei também na loja da universidade e comprei uma caneca. Custou caro, dez dólares, mas como eu não consegui comprar no outro dia e queria alguma coisa com a marca da universidade, achei que valia a pena:

Minha nova caneca e as garrafinhas fofas de Coca-cola previamente mencionadas

Saí do Stamp e sucumbi, finalmente, aos meus desejos mais secretos: entrei na biblioteca. Não sei como foi que eu consegui ficar uma semana inteeeeira sem ir lá. Quer dizer, "lá" é jeito de dizer, porque na verdade o que eu soube é que a universidade tem 8 bibliotecas (eu só sei onde ficam duas delas). Entrei na maior, não só por megalomania mas porque tinha pesquisado antes e os livros que eu queria estão todos lá.

(Vou até trocar de parágrafo agora porque a ocasião merece)

Pensem numa biblioteca. Agora pensem numa boa biblioteca. Agora pensem na melhor biblioteca que vocês conhecem. Pensaram? Pois eu garanto pra vocês que não chega nem aos pés da McKeldin. São sete, eu disse sete andares de livros e periódicos. E sete andares gigantescos. Juro, eu que sou boa de direção e boa de me virar em bibliotecas consegui me perder. O que foi ótimo, porque eu fui parar numa prateleira com todos os livros do Vargas Llosa (em espanhol). As prateleiras de lingüística que eu vi não têm explicação (e eu não vi tudo). Pra quem saiu da UFRGS, que não tem quase nada de lingüística, muito menos de gerativa (e o que tem só vai até 1975), é o paraíso. Ok, ok, quando eu fui pra UFSC eu achei que lá fosse o paraíso, afinal são duas prateleiras inteiras de lingüística e tem coisas atuais. Depois fui pra USP e achei que nossa, fantástico, quatro ou cinco prateleiras cheias de coisas maravilhosas. Mas agora, devo dizer, acho pouco provável que mais alguma biblioteca me surpreenda. Talvez a do congresso nacional; veremos. Confesso que chegou a me dar uma leve deprê de saber que não vou nem a pau conseguir usufruir de tudo isso. Imagina se eu tivesse aplicado pro doutorado inteiro, como era meu plano inicial? Mas tudo bem, já saí de lá com quatro volumes debaixo do braço. Que eu só preciso devolver no dia 11 de maio de 2011. Ah, e o detalhe: meu período aqui termina em 31/12/2010. Como diria a minha roomate, "Welcome to America!"

Notícia esquilística do dia: vi um esquilo atravessar a rua. Eles são mais espertos do que eu pensava.

2 comentários:

Clark disse...

Questão: impressão minha ou você só vai receber a primeira bolsa no dia 20... do próximo mês?

[preocupação]

Leo disse...

não sei. e sinceramente tou tentando não pensar nisso pra não enlouquecer.