sábado, 17 de julho de 2010

Temporal e terremoto

Ok, eu ando super no embalo de acordar bem cedo e dormir bem cedo. Então ontem fui deitar cedo, não eram nem 11 horas. Tava sozinha em casa, fiquei assistindo alguma coisa no computador um pouquinho antes de dormir. E aí começou. Um relâmpago atrás do outro, sem parar, e aquele ar paraaaado. A famosa calmaria antes da tempestade. Fiquei deitada só esperando a hora que ia começar o vendaval. Que nada, não ventou. Aquele monte de relâmpagos continuou por um bom tempo, e eu, claro, não consegui mais dormir. Aí começaram os raios. Primeiro mais longe, depois cada vez mais perto. E como o meu quarto tem DUAS janelas que só têm persiana interna, eu via tudo. Levantei e fui pra mesa da sala, pra ficar o mais longe possível das janelas. Peguei uma papelada e fiquei trabalhando enquanto os raios estouravam. Parecia que tavam todos caindo aqui na minha rua. Quase morri de medo, principalmente porque ouvi muitas sirenes de caminhão de bombeiro na rua, mas consegui manter um mínimo de calma. Ficava pensando "aqui não tem tornado, aqui não tem tornado, aqui não tem tornado". Quando a tempestade acabou, lá pela uma e meia, eu fui deitar de novo. Hoje de manhã fui pesquisar na internet. Realmente aqui não é área de tornados, mas quando faz calor tem boa propensão a tempestades elétricas. Inclusive tem outra prevista pra hoje à noite. Gah!

Mas aí, lendo o Washington Post online pra procurar notícias sobre a tempestade, descobri que ontem de madrugada, por volta das cinco da manhã, teve um terremoto aqui na região de D.C. (D.C. é a sigla pra Distrito de Columbia; basicamente, é a área da capital do país, Washington). E sabem que eu senti o tal terremoto? Lembro de ter acordado com a sensação de ter sido sacudida, mas achei que fosse um daqueles sonhos em que a gente sonha que tá caindo. Pois não foi. Foi um terremotinho. 3.6 na escala Richter. O epicentro foi em Montgomery County, procurei no mapa e fica a 26.8 milhas de distância, o que quer que isso signifique.

Também ainda tou tentando entender como funciona a divisão política por aqui. Tecnicamente, eu moro em Hyattsville, que é pra ser uma cidade. Mas se eu atravesso a rua tou em College Park, que é outra cidade, onde fica a universidade e o centro de duas quadras, como eu falei em outro post. Aí tem Adelphi, que pelo que eu consegui descobrir não é uma cidade, mas é uma "área não-incorporada e lugar incorporado ao censo em Prince George's County". Aliás, College Park e Hyattsville também pertencem a esse condado. Mas o que é um condado? Acho que além de estudar pesos e medidas vou ter que estudar a organização política daqui...

5 comentários:

Clark disse...

"Aqui não tem tornado, aqui não tem tornado, aqui não tem tornado" foi ótimo!!!

Clark disse...

Eu ia perguntar se você já não queria levar o "almanaque" dos EUA com você... mas esqueci.

Leo disse...

é, eu queria... eu inclusive lembro de ter te pedido ele emprestado... rs

Clark disse...

Foi?

Leo disse...

foooooi...