domingo, 22 de agosto de 2010

D.C. parte III - museus Smithsonian e Washington Monument

Saindo do Capitólio seguimos reto pela rua que termina no espelho d'água, que é a Madison Drive, e fomos caminhando em linha reta atééé o obelisco. Vou dizer uma coisa pra vocês: é longe pra caramba! Um calor úmido desgraçado, sol das onze e meia na moleira... e valeu muito a pena!

Deixa eu explicar um pouco o que é a Fundação Smithsonian. O James Smithson era um cientista inglês que deixou toda a herança dele pros Estados Unidos, pra que fundassem em Washington uma instituição com o nome dele, cujo objetivo seria o de propagar o conhecimento. Por que que ele fez isso eu não sei, e até onde eu consegui entender o cara nunca nem sequer pisou nos Estados Unidos. Ele morreu em 1829 em Genova, e os caras realmente pegaram o dinheiro e fizeram essa coisa fantástica: 18 museus (em breve serão 19), incluindo o Zoológico. Tem Museu de Arte Africana, Museu do Índio Americano, Museu de História Natural, Museu do Ar e do Espaço (na verdade são dois), Museu da Arte Americana, Museu da História Americana, Museu Nacional de Design, Jardim de Esculturas, Galeria de Retratos, Museu Postal, Museu da História e Cultura Afro-Americana e Museu da Arte e Indústria - e essa lista não é uma lista exaustiva. Ufa!

Bom, a maioria desses museus tá espalhada entre o Capitólio e o Washington Monument, então fomos passando por eles. São prédios imensos e o movimento é intenso. Vou postar aqui fotos de alguns deles pra vocês terem uma idéia:

Galeria Nacional de Arte

Hirshhorn (museu de arte moderna)

Museu de História Natural

O Castelo - é onde a gente pega informações sobre o complexo de museus. Vou falar mais sobre ele em outro post

Pausa para um refresco na sombra

Esquilo devorando um pedaço de papel

Museu da História Americana

Tem muitos outros, mas as fotos não ficaram muito boas. Prometo que das próximas vezes eu registro melhor e posto aqui. Afinal eu tenho que visitar isso tudo!

Bom, após muuuita caminhada chegamos, finalmente, ao obelisco. Não subimos, porque ia ser muito trampo. Mais uma coisa que ficou pra uma próxima visita. Mas aí está o dito cujo de pertinho:

Obelisco lisco lisco. Dá pra ver as janelinhas lá em cima?

Bom, atrás do obelisco tem outro espelho d'água compriiiido e vários memoriais: Segunda Guerra, Guerra da Coréia, Lincoln, Jefferson, Vietnam e a Casa da Moeda. O Lincoln Memorial dizem que tem que ver de noite porque é todo iluminado. E logo atrás dele é o famosíssimo Rio Potomac, que eu bem que tentei ver ontem, mas não consegui, e tem uma baía que dizem que é muito bonita. Não caminhamos até lá porque, convenhamos, não teríamos mais pernas hoje. Mas certamente voltaremos. Aliás, tou pensando em alugar um apartamento em D.C. aos finais de semana, porque haja coisa pra ver!

No próximo post: Aquário Nacional e Casa Branca! Não percam!

4 comentários:

Vida disse...

Pelos meus cálculos, vcs precisarão voltar toooodos os fins de semana paradar conta de tudo...

Leo disse...

pelos meus também... rs

Unknown disse...

Fiquei com pena do esquilinho! Comendo papel? Reclama pro Obama!!!

Leo disse...

pior: eu tava vendo de longe e achei que ele tava comendo um passarinho! olhei olhei olhei e tava convencida de que era um passarinho e que esquilos são carnívoros e ai meu deus que horror. depois cheguei mais perto e vi que era um papel, felizmente.