domingo, 22 de agosto de 2010

D.C. parte V - Castelo e Air & Space Museum

Finalmente, os museus! A primeira parada, obrigatória segundo o nosso orientador, era o Castelo, que já apareceu nas fotos anteriores. Lá tem o filminho contando um pouco da história do Smithsonian e falando sobre os museus. Quem narra o filme é o Ben Stiller (hehehe) e é bem legalzinho. Dentro do Castelo também tem uma lojinha de lembranças (claro) e uma sala com um pouco de cada coisa dos museus. Por exemplo:

Louça do Concorde

Um urso empalhado

Aranha gigante comedora de pássaros (ai!)

Como a gente tava cansados já e ainda tínhamos que ir na loja da Apple, resolvemos ir num museu dos mais próximos ao Castelo: o museu do ar e do espaço. Como o nome denuncia, é um museu com coisas de aeronáutica e astronáutica. Logo na entrada, uma coisa absolutamente fantástica: tem um pedaço de uma rocha lunar pra gente passar a mão. É ou não é o máximo?

Sim, eu encostei num pedaço da Lua!

Tem também foguetes, muitos foguetes, e cápsulas espaciais, olha só:

Fica quase tudo pendurado no teto

De perto dá até pra ver o espacinho em que o pobre astronauta fica espremido

O tamanho desses trecos é impressionante

Bom, mas isso tudo é só na entrada. Tem ainda dois espaços grandes no andar de baixo, mais o andar de cima, mais várias salas com exposições temáticas temporárias e permanentes. Por exemplo, tinha uma exposição interativa pra criançada entender como os aviões voam. Claro que a gente mexeu em tudo o que tinha direito também. E tinha essa balança que indicava qual seria o peso da gente em outros planetas, com a variação da gravidade:

Quer emagrecer? Não vá pra Jupiter... rs.

Num dos ambientes do primeiro andar tem uma parte todinha com foguetes e outras coisas relacionadas a viagens espaciais. Olha só:

Eu, minúscula na frente do telescópio Hubble

Parte de uma nave espacial. Sim, a gente também entrou!

Foguetes, foguetes, foguetes

Na outra área do primeiro andar tem os aviões. De tudo quanto é tipo. Consigo pensar em algumas pessoas, possivelmente leitoras desse blog, que se emocionariam muito andando por lá. Olha aí um tira-gosto pra vocês:

Avião dos correios

Esse parece feito de telha de zinco hehehe

Turbina Rolls Royce!

Quem quer ser aeromoça?

Tinha também uma exposição sobre porta-aviões, uma sobre os planetas do sistema solar e uma sobre a Primeira Guerra, das quais eu não tirei fotos. Mas aí está uma foto das bombas usadas na Segunda Guerra:

Descarregadas, obviamente

E, diretamente da exposição sobre a conquista da Lua, fotos da cápsula da Apollo 11:

"Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed." (Neil Armstrong, 20/07/1969)

Mais de pertinho

Nessa exposição tem tudo quanto é coisa das Apollo, desde a roupa usada pelo Aldrin até utensílios de bordo. É muito legal.

Por fim, o interior da nave que eu mostrei ali mais pra cima:

Do lado da "cadeira de dentista" tinha uma bicicleta ergométrica (?)

Fim do museu. Muita, mas muita coisa bacana mesmo. Tem inclusive salas IMAX dentro do museu, com filmes sobre o Hubble, sobre a aviação, etc. E, claro, os pais da aviação são os irmãos Wright e nem uma palavra é dita sobre o nosso Santos Dumont.

A loja de lembrancinhas desse museu é algo à parte: réplicas perfeitas das jaquetas de couro das priscas eras da aviação, botons iguais aos da aeronáutica, quepes, roupas espaciais, macaquinhos vestidos de astronautas (eu queria)... Eu comprei comida de astronave! Sim, tinha pra vender! Dois tipos de sorvete e morangos. Peguei os morangos pra levar pro Brasil, quem quiser ver/experimentar se apresente hehehe. Na embalagem explica como é feito: eles congelam a comida e depois desidratam e embalam a vácuo. E eu comprei por pura curiosidade. Fiquei louca também pelo Einstein de pelúcia, mas resisti.

Mas a loja tem mais um andar no subsolo, e essa é a nerdlândia: tem TUDO de Star Wars (até Darth Vader de pelúcia) e de Star Trek. Tudo MESMO! Eu me enlouqueci num Yoda de pelúcia, era per-fei-to e custava só US$14, mas eu resisti. Chorando, mas resisti. Comprei meus morangos de astronauta, um íma de geladeira com os dizeres "failure is not an option" (se serviu pra Apollo 13 imagino que deva servir pra mim também) e uma moeda do museu (cada museu tem uma moeda e a idéia é colecionar todas).

Próxima parada: Georgetown! Mas pra ir pra lá precisa de metrô. Acompanhem no próximo post!

3 comentários:

Vida disse...

Será que eu me controlaria nas compras? Também, se não se controlar, dá excesso de bagagem

Leo disse...

pois é. o ideal é comprar coisas pequenas e baratas. ou seja: vou embora com um milhão de ímãs de geladeira hehehe...

Duda disse...

Ô inveja... pelo menos foi bem ilustrado com fotos! Sobre os irmãos Wright, nem eles nem o Santos-Dumont foram os primeiros, mas óbvio que cada um conta a história como melhor lhe convém :-P parece ser muito legal esse museu, no dia que eu criar coragem pra pisar nos EUA quero visitar com certeza. Segue o blog, que tá bem legal. Bjs!